Loic wacquant
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO
Alany Barboza dos Santos
Trabalho sobre a segurança criminal como espetáculo para ocultar a insegurança social - Entrevista com Loic Wacquant.
Campina Grande
2011
Trabalho sobre a segurança criminal como espetáculo para ocultar a insegurança social - Entrevista com Loic Wacquant.
Trabalho apresentado à Disciplina de Introdução á Sociologia do Curso de Administração, como exigência para obtenção da aprovação parcial da mesma.
Campina Grande
2011
A SEGURANÇA CRIMINAL COMO ESPETÁCULO PARA OCULTAR A INSEGURANÇA SOCIAL.
Entrevista com Loic Wacquant
Wacquant descreve sua trajetória na França que foi onde nasceu, cresceu e deu inicio aos seus estudos em economia e depois em sociologia, também comenta como começou seu trabalho após seu Doutorado nos EUA.
Primeiramente ele se focou na marginalidade urbana, para tentar se aproximar da realidade cotidiana começou um curso de boxe, onde o levou ao encontro da prisão. Com os estudos sobre a transformação do gueto negro ele notou que existiam características relacionadas à prisão devido ao seu território fechado e pessoas consideradas perigosas.
Neste sentido, ele buscou entender a situação paralela que existia entre o gueto e a prisão, mencionou na entrevista que achava a pesquisa interessante, pois o gueto foi se tornando muito parecido com uma prisão por um lado e por outro a prisão foi se assemelhando a um gueto.
Um ponto de vista critica citado na sua entrevista foi sobre Estado de Bem-Estar Social e a reforma da assistência social, que desvendou o porquê de muitos estarem na criminalidade, tendo como base a historia de um amigo que saiu da prisão e se tornou boxeador profissional para escapar do retorno à gangue e a violência criminal quanto aos empregos precários, inseguros e mal pagos, considerando este fato como uma estratégia de resistência.
Concluiu então que o Estado funcionava da