Insatisfação profissional
Embora tenha sido comum encontrarmos indivíduos nesta situação, vale ressaltar que o futuro é pouco promissor para elas tanto na empresa em que trabalham quanto para sua própria carreira. Afinal, nenhuma empresa quer reter profissionais insatisfeitos ou pouco motivados. Além disso, tal comportamento pode acabar se estendendo a outros aspectos da vida das pessoas, minando sua energia e trazendo dificuldades também para os relacionamentos afetivos.
Bem, se você acha que precisa reagir e mudar a maneira como percebe ou tem se envolvido com seu trabalho, saiba que é possível rever sua vida profissional e, ainda, seus relacionamentos afetivos. Nesse processo, é fundamental que você invista no autoconhecimento.
É preciso descobrir o que pode lhe proporcionar maior realização profissional. Ou seja, buscar conhecer com mais profundidade seus desejos, suas competências e identificar atividades que lhe proporcionam prazer, poderão contribuir para que você se sinta mais feliz e tenha um desempenho diferenciado.
Por outro lado, é preciso ter consciência de que as organizações não são perfeitas. Nesse sentido, deve-se procurar empresas que tenham políticas e práticas de gestão compatíveis com seus valores ou com aquilo que você considera importante profissionalmente.
Além disso, todos nós temos uma possibilidade que, em várias situações, não sabemos como aproveitá-la: a capacidade de fazer escolhas. Cabe a nós mesmos tomar decisões sobre a trajetória que queremos percorrer em nossa vida e promover as mudanças necessárias em determinados momentos.
Muitas vezes, não é preciso necessariamente mudar de empresa, mas pode-se, por exemplo, procurar exercer novas funções ou