Inovações Tecnologicas
CURSO: Engenharia Mecânica
PESQUISA SOBRE 3 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
1. ULTRASSOM DE ALTA RESOLUÇÃO
Os aparelhos de ultrassom mais modernos já permitem reconstruções em 3D da face dos bebês.
Mas um novo recurso promete gerar imagens que darão aos futuros pais a sensação de estarem olhando para seus filhos como se eles já tivessem nascido.
Pesquisadores desenvolveram uma nova técnica de detecção de raios ultrassônicos que promete produzir imagens com uma resolução 1.000 vezes superior à atual.
Kevin O’Brien e seus colegas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, levaram a geração, detecção e controle das ondas sônicas de alta frequência para a nano-escala.
Para isso, eles usaram nanoestruturas especiais combinadas com pulsos muito curtos de raios de laser para produzir fônons acústicos, quase-partículas de energia vibracional que se movem pela rede atômica de um material na forma de ondas de som.
A vantagem é que essas vibrações ocorrem em uma frequência de 10 giga-hertz - para comparação, os aparelhos de ultrassom usados hoje usam frequências de cerca de 20 mega-hertz.
2. MICROMOTOR ELÉTRICO
Ele não é o menor motor elétrico do mundo porque os nano-motores já chegaram ao nível molecular.
Mas certamente é um dos menores motores elétricos capazes de realizar trabalhos em equipamentos ultraminiaturizados, como os MEMS (sistemas micro-eletromecânicos) ou mesmo os NEMS (sistemas nano-eletromecânicos).
Kwanoh Kim, da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, é sincero ao dizer que seu micromotor está pronto para movimentar "equipamentos que ainda deverão ser inventados".
Com cerca de 1 micrômetro de diâmetro, o micromotor é cerca de 500 vezes menor do que um grão de sal, podendo caber fácil dentro de uma célula humana.
E seu funcionamento é vigoroso: o protótipo girou a 18.000 rotações por minuto (RPM) durante mais de 15 horas, quando outros micromotores ficam ao redor das 500 RPM, e