Inovações Tecnologicas
Inovação tecnológica, como já sugere o nome, é um termo referente a toda medida no setor de produção com a intenção de aumentar a eficiência de um processo produtivo, seja aprimorando um produto já existente ou até mesmo implantando uma novidade no setor. As inovações podem variar de acordo com a forma que são aplicadas, caso sejam diretamente injetadas no aprimoramento ou criação de um produto, são chamadas Inovações Tecnológicas de Produtos. Em outro caso, se forem adotados métodos de produção novos ou diferenciados - sempre visando a melhoria na eficiência - são chamadas Inovações Tecnológicas de Processos.
Dentro desses conceitos iniciais de inovação, diretamente aquelas que refletem na melhoria de um produto, surgem outras duas definições importantes na área:
Inovação Incremental, que basicamente apresentam melhorias no produto de forma que o seu consumo se mantenha da mesma maneira como era conhecida pelos consumidores. Como por exemplo, o aumento da capacidade de um Pen Drive. O produto continua sendo o mesmo, mas apresentou uma característica positiva a mais ao aumentar sua capacidade.
Inovação Radical, que muda completamente a forma de consumir um produto, mas preserva sua funcionalidade original. Como por exemplo a evolução de um CD para um iPod/mp3!
O objetivo principal, nesse caso, de escutar música foi preservado, mas a funcionalidade do produto mudou de forma radical.
A inovação tecnológica no mercado brasileiro
O brasil por estar entre as 10 maiores economias do mundo, já investe e precisa investir urgentemente mais na área de inovações, visto que o país está decaindo nesse ramo. Por conta da ascensão de uma nova classe média consumidora, torna-se necessário a aplicação de capital nessas áreas de inovações para não só lançar novos produtos, mas aumentar a eficiência da produção com a finalidade de suprir essa maior demanda atualmente.
Um problema a ser combatido é