Inovações tecnológicas
Alexandre Viola Melo*1
Débora Damasceno*2
Fernanda Bartolomeu*3
José Adélio Garbazza*4
Thabatta Soeiro*5
Resumo: O artigo tem como finalidade mostrar a evolução tecnológica desde o surgimento do telégrafo no século XVIII até os dias atuais com a popularização dos IPhones, Ipods, GPS, bluetooh, redes wireless, entre vários outros enumerados e explicados no decorrer do texto. Analisamos o mercado mundial tecnológico, sua expansão e as principais potências na área. Além de apresentar, de acordo com pesquisas, as marcas tecnológicas mais importantes e valorizadas mundialmente. Também foi avaliado o comportamento do consumidor frente a esta tecnologia. Suas necessidades, desejos e motivações para compra, que variam desde a funcionalidade dos aparelhos até o status perante a sociedade.
Palavras Chave: Tecnologia, Consumo e Mercado, Inovações.
Introdução
O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação se iniciou no século XVIII com o surgimento da principal forma de comunicação que usamos até os dias atuais. O aprimoramento desta nova tecnologia se deu de forma acelerada com a criação do telefone que usamos até os dias de hoje, o rádio, a telefonia móvel e a internet. Começou, então, o aperfeiçoamento destas formas de comunicação, tornando-as mais práticas e acessíveis até chegarmos às tecnologias atuais. Esse mercado, desde o início, movimenta uma grande parcela do capital mundial, afetando diretamente a economia do planeta, por isso, estudos são feitos para analisar o comportamento desse mercado. Para atender essa demanda, também surgiu a necessidade de pesquisas sobre o consumidor, analisando seus desejos, necessidades, prioridades, satisfação e condição financeira. A partir desses resultados, as marcas se direcionaram para atender melhor e se aproximar mais do público.
Nesse contexto, percebemos a polarização de fabricação e consumo dessas novas mercadorias tendo os Estados Unidos, Japão e China nos três