INOVAÇÃO E TENDÊNCIA NAS MÍDIAS DIGITAIS
NAS
MÍDIAS DIGITAIS
FANPAGE PONTO FRIO
CLIENTE ANALISADO
A Fanpage do Ponto Frio é uma das páginas mais comentadas no ‘mundo’ da comunicação. Eles conseguiram, antes que qualquer outra marca, ter uma persona que não a afeta diretamente. Todo mundo entende que o pinguim é um personagem. Eles se destacam pela forma descontraída e amigável que eles se comunicam, você não sente que a mensagem está vindo de uma marca grande, e sim do seu amigo, que está te dando uma dica de compra.
PARTICIPAÇÃO E CRIAÇÃO COLETIVA
Logo de início você percebe que a interatividade da página é grande – 9 mil fãs comentando, compartilhando e curtindo o conteúdo da página. Isso ocorre porque as pessoas se identificam com a ‘persona’ que o Ponto Frio criou. Se analisarmos a média por post, temos 40 likes e, pelo menos, 10 comentários. Para uma página com foco em vendas, estes números são bem consideráveis.
Isso acontece porque o Ponto Frio trabalha seu conteúdo de uma forma divertida, descontraída e informativa. Um exemplo é quando eles falando sobre seriados que foram encerrados, e claro, incentivam as pessoas a comprarem o box do seriado.
A marca também faz uso de uma linguagem mais informal, emotions e brinca com seus fãs. Assim eles se sentem confortáveis para manter uma conversa amigável com a marca.
Isso gera, além de muita participação na página, uma criação coletiva, pois os fãs ajudam a criar um assunto, e eles mesmos se ajudam quando surge uma dúvida. Outra coisa muito legal de se analisar são os ‘advogados’ da marca, que defendem o pinguim quando necessário. MEME
Quando o assunto é Meme ou apropriação de cultura popular digital, o Ponto Frio está na frente de qualquer marca. Eles possuem um ‘timing’ ótimo e conseguem usar o meme no momento que ele está em alta na internet. E o melhor, eles usam os memes sempre associados a uma venda de seus produtos.
A grande vantagem de a marca possuir uma persona, é que os fãs já estão esperando