MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS
Marcos Leandro Braga Zschornack*
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar o marketing digital e novas mídias no mercado brasileiro. O marketing Digital está no Brasil ditando tendências, na comunicação, na busca de informação, nos estudos, etc. Enfim, este artigo irá detalhar a consequência do marketing digital para os usuários e empresas que tiveram que se modificarem desde o meio de comunicação para se adequar à linguagem e formato digital até a maneira de operar a estrutura da empresa.
Palavra-chave: Google. Inovador. Novas mídias. Marketing digital. Mobile marketing. Web.
*Acadêmico em Sistemas de Informação
Universidade Luterana do Brasil
E-mail: marcos@wp8.com.br
INTRODUÇÃO
Este artigo vai tratar do aparecimento do marketing digital no mercado brasileiro, suas vantagens, consequências e projeções de futuro.
Em primeiro momento, realizar-se-á um aprofundamento teórico sobre o crescimento e entrosamento do marketing e mídias off-line, focando sempre a relação empresa/cliente.
Em seguida, será analisado: Marketing Digital e Novas Mídias. Prós e os contras da utilização das ferramentas digitais para uma campanha de marketing e de publicidade e pegar exemplos de empresas como Google que está mudando a linguagem e a tendência do mundo digital. Hoje em dia o marketing está evoluindo muito rápido, buscando a cada dia, novas mídia, que possam estreitar o relacionamento empresa/cliente.
Em primeiro lugar é importante deixar claro que o marketing não é outro nome para vendas ou propaganda. Entre as definições mais conhecidas, podemos citar: Levitt(1990)
“Processo de atrair e manter clientes”; Druker “ trata de um processo de integração da economia à sociedade”; kotler e Armstrong(1998) “é um processo gerencial com o objetivo de atender as necessidades e desejos das pessoas.”
Antigamente há uns 10 anos atrás lembrávamos de marketing de Philipe Kotler,
Theodore Levitt e Jack Trout e Al Ries,