Inovação e empreendedorismo
Fonte: Sergio Del Sasso – Empreendedorismo http://www.youtube.com/watch?v=iHpe7oVKztc&list=PLEF8304E6E37F473C
Fonte: Flávio Augusto – Geração de Valor http://www.youtube.com/watch?v=wM7VZcUM1B0
Fonte: Anderson Costa Cabido – Empresariamento x Empreendedorismo http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/98B5BF78E05603AB03256EC20071A780/$File/NT00072282.pdf
Fonte: Denise Eler - Inovação vai além da tecnologia http://fapemig.wordpress.com/2011/11/15/inovacao-vai-alem-da-tecnologia/
Ser empreendedor é unir vocação e necessidade.
Vocação é ter vontade de ser dono do próprio destino, do próprio conhecimento e do seu objetivo, independente do meio de atuação que pode ser seu próprio negócio ou uma organização onde se está empregado. Necessidade é conseguir manter-se, sustentar-se e/ou sustentar seus dependentes.
Para ser um empreendedor primeiro é necessário evoluir como pessoa, ou seja, ser humilde, conhecer-se para superar suas barreiras e dificuldades focando-se no sonho com objetivo de realizá-lo. Em segundo lugar ser gestor, ou seja, ter capacitação, formação de competência, visão estratégica e planejamento.
Unindo tudo isso nasce o empreendedor que a diariamente consegue realizar mais coisas e cada vez mais com menos riscos em função das experiências adquiridas e das realizações concluídas.
É importante ligar o negócio à sua aptidão, ampliar sua especialização para aumentar o leque de visão, ter domínio sobre o processo, domínio sobre o mercado e conhecer a concorrência.
Fundamental também é o relacionamento. Estar sempre próximo de pessoas, grupos e associações que partilham do mesmo objetivo é ponto pacífico para o sucesso do empreendimento.
Pesquisas indicam ser o Brasil o país com maior número de empreendedores. Porém se faz necessário investir na educação para que os mesmos tenham qualidade cada vez mais acentuada.
Existem estudos indicando a importância da cultura empreendedora