inovação tecnológica
São referidos especificamente os projetos ligados à Linha de Ação em Construção e Meio Ambiente, que tem como objetivos específicos:
a) o desenvolvimento de métodos de avaliação do impacto ambiental dos materiais e das tecnologias destinados à construção civil;
b) o desenvolvimento de diretrizes de projeto e operação visando ao uso racional da energia na habitação;
c) o desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto ambiental; e
d) a elaboração de propostas de políticas públicas para incentivar a reciclagem de resíduos e a redução do impacto ambiental.
Projetos relacionados às Linhas Temáticas de Impactos Ambientais da Habitação, incluindo Materiais e Componentes e considerando as Cadeias Produtivas, Tecnologias de Reciclagem e Redução de Perdas na Construção.
A importância dessa Linha de Ação é assinalada em inúmeros documentos, entre os quais o Relatório do CIB, que aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, determinando impactos ambientais que devem ser motivo de preocupação a todos os envolvidos nas inúmeras cadeias produtivas envolvidas.
Tão preocupantes quanto os impactos associados ao consumo de matéria (em seus estados sólido, líquido e gasoso) e energia são aqueles resultantes dos resíduos gerados (também na forma sólida, líquida e gasosa), assim como a qualidade do ambiente que se proporciona às gerações atual e futura. Tais aspectos ambientais sintetizam as relações entre construção e meio ambiente. Dentro desse enfoque, os desafios para todos aqueles envolvidos nesse setor, visando às futuras gerações, poderiam ser traduzidos em estratégias sintetizadas da seguinte forma:
a) reduzir e otimizar o consumo de materiais e energia;
b) reduzir os resíduos gerados; e
c) preservar e, na medida do possível, melhorar a