Inovação no ensino de física
Na verdade não vou dizer que é uma inovação, mas é algo que tenho feito e faço todas as vezes que possível.
Fazer esse experimento é se fizer entender o porquê temos tantas cores diferentes e maravilhosas.
Sempre que oportuno faço com os meus alunos, e tenho um resultado deslumbrante onde os olhos deles fascinam, brilham e consegue entender o porquê isso acontece.
A proposta a seguir visa apoiar o professor na organização da situação de conteúdos típicos dos programas curriculares da escola formal, mas visa também o mais importante vejo que é a preparação dos alunos em ocupações, que permite o mesmo conhecerem e desenvolver em sua casa.
Um dos pontos chaves deste experimento é que ela é iniciada com uma pesquisa dentre os alunos no conteúdo proposto e de interesse dos mesmos. FÁBRICA DE ARCO IRIS
Objetivo
O objetivo deste experimento é dividir a luz, expondo que ela é formada por componentes coloridos
Argumento
A luz normal, também chamada de luz branca, assim como a cor branca, é formada por componentes de luz de todas as cores. Só podemos perceber que cada objeto tem sua cor porque quando luz branca incide sobre ele, este reflete a cor que o pigmento consegue emitir. Um objeto de cor vermelha, por exemplo, apesar de estar recebendo todas as cores, só reflete a componente vermelha; um objeto branco reflete todas as componentes e não absorve nenhuma; um objeto preto absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Por isso é que quando estamos expostos ao sol, vestindo uma roupa branca, sentimos estar esquentando menos que com uma roupa escura: a roupa branca reflete todas as componentes coloridas da luz branca, enquanto a preta absorve todas.
Quando a luz branca sofre refração, cada cor que a compõe é refratada com um ângulo diferente. Isto se deve a cada cor ter um índice de refração diferente, o que justifica cada cor ser refratada com um ângulo
Ideia do Experimento
Um raio de luz penetra na