o ensino da física aparti do uso de experimentos de baixo custo
PEDAGOGIA TRADICIONAL VERSUS PEDAGOGIA INTERACIONAL COM ENFOQUE NA
PRODUCAO DE EXPERIMENTOS DE FISICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO.
Jaqueline Pinto da SILVA (1); Weimar Silva CASTILHO (2)
(1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Palmas, 310 Sul, Av. LO5, S/Nº, email: jakelinerosa_89@hotmail.com(2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus
Palmas, 310 Sul, Av. LO5, S/Nº, e-mail: weimarcastilho@gmail.com
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância do uso de materiais de baixo custo no ensino de Física, visando uma melhor compreensão dos alunos em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula. Para a fundamentação da temática deste trabalho, utilizam-se como referencia os autores:
Libâneo, Terrazan, Freire, dentre outros. A realização deste trabalho foi feita através de pesquisas bibliográficas, tendo como objetivo a verificação do melhor método utilizado em relação à compreensão dos alunos. E a partir destas pesquisas, pode-se concluir que, o método experimental no momento seria a melhor opção para assimilação dos conteúdos aos quais provoca tanto medo e desinteresse aos alunos em relação à disciplina de Física.
Palavras-chave: Ciência, Ensino de Física, experimentos, baixo custo.
INTRODUÇÃO
Sabemos que a pedagogia tradicional é uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos como forma de controle, ensinar a matéria e corrigi-la. Segundo LIBANEO
(1987, p. 24), a metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, freqüentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências e de memorização.
O número exagerado de conteúdos e a valorização do mesmo, não permite ao aluno o papel ativo na construção de sua