Inovação nas empresas
Quando interrogado sobre a estratégia da 3M, o diretor executivo "Desi" DiSimone diz: "Vamos realizar duas coisas principais: ser muito inovadores e satisfazer nossos clientes em todos os aspectos." A 3M, uma empresa cujo nome é sinônimo de inovação, tem três abordagens para o desenvolvimento de um novo produto: projetos skunkworks, que são liderados por funcionários e não são supervisionados pela direção; o desenvolvimento tradicional, em que os gerentes do negócio e os pesquisadores trabalham em conjun¬to para criar novos produtos ou melhorar os já existentes; e progra¬mas compassados, compostos por um pequeno número de produtos e tecnologias em que a empresa acredita produzirem lucros substanci¬ais mais rapidamente e por isso recebem mais atenção e recursos. O processo funciona. A 3M alcançou sua meta de obter 30% de vendas de produtos com menos de quatro anos de forma tão sistemática que já está pensando em levantar mais a barra.
A 3M também mantém estreito contato com os clientes — a tradi¬ção da empresa recomenda que os vendedores procurem as "chami¬nés", onde estão os usuários finais dos produtos, no lugar dos escritó¬rios onde ficam os departamentos de compras. As "equipes de gran¬des clientes" que incluem representantes de diversas funções, de P&D a vendas, não somente buscam meios de impulsionar os produtos exis¬tentes como também tentam entender as necessidades não-expressas dos clientes de modo que a 3M possa desenvolver produtos para atendê-los. Por exemplo, um novo tecido que permite ser atravessado pelo vapor d'ãgua mas bloqueia os líquidos está sendo utilizado em trajes cirúrgicos que protegem os médicos do sangue dos pacientes mas não os deixam molhados com seu próprio suor.
Um dos motivos pelos quais a 3M está fervilhando com novas idéias e novos produtos é que a cultura apoia a inovação e os riscos. Qualquer empregado com uma idéia de um novo produto ou uma nova tecnologia sempre pode encontrar alguém para orientá-los e lhe dar apoio