Higiene saude segurança do trabalho
HST - HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
“HÁ TRÊS COISAS QUE JAMAIS VOLTAM:
A FLECHA LANÇADA,
A PALAVRA DITA, E
A OPORTUNIDADE PERDIDA”.
(sabedoria popular)
AMBIENTES DE TRABALHO
DEFINIÇÃO BÁSICA
“Conjunto de fatores interdependentes, materiais ou abstratos, que atua direta e indiretamente na qualidade de vida das pessoas e nos resultados dos seus trabalhos “ (Wada, 1990).
Assim, o ambiente de trabalho é composto de um conjunto de fatores, que podem ser agrupados em dois blocos, quais sejam, fatores físicos e fatores organizacionais da empresa. Neste Componente estudaremos os Fatores Físicos.
FATORES FÍSICOS (Térmico, Acústico, Vibratório, Lumínico e Toxicológico.
1. AMBIENTE E TEMPERATURA
Segundo Verdussen (1978), a temperatura é um ponto que deve merecer o maior cuidado quando se busca criar adequadas condições ambientais de trabalho.
Há temperaturas que nos dão uma sensação de conforto, enquanto outras tornam-se desagradáveis e até prejudiciais à saúde.
TEMPERATURA DO CORPO HUMANO
TROCAS TÉRMICAS O organismo humano, para a manutenção de sua estrutura, consome uma energia “mínima de repouso” que se traduz por uma “temperatura interna constante”.
A fim de manter sua temperatura interna constante o homem deve então comunicar-se com o meio ambiente (Noulin, 1992), trocando energia com aquele que se realiza por:
Condução: é a propriedade de um corpo transmitir energia calorífica a outro, com o qual esteja em contato.
Convecção: trocas por intermédio de um fluido (ar ou água).
Radiação: troca de calor entre o organismo e o ambiente, que consiste na transmissão de energia por meio de ondas eletromagnéticas .
Evaporação: é o mecanismo mais importante do equilíbrio térmico. Quando as condições de temperatura ambiente atingem um nível tal que a dissipação do calor do corpo, tanto por radiação como por condução-convecção, não mais atende às necessidades do