Higiene saúde e segurança no trabalho
Higiene
Conteúdos:
1. Princípios e domínios da Higiene do Trabalho
2. Noções de toxicologia (vias de penetração dos tóxicos no organismo, concentrações e doses letais, toxicidade aguda e crónica, efeito dose-resposta, efeitos fisiológicos dos tóxicos)
3. Efeitos resultantes de exposições combinadas (exposição simultânea ou sequencial a vários fatores de risco)
4. Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição
5. Sistemas de ventilação e condicionamento do ar: parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar), critérios de manutenção e limpeza dos sistemas
Princípios e Domínios da Higiene do Trabalho
Higiene do Trabalho – O Que É?
“Ciência e a arte dedicadas ao reconhecimento, avaliação e controlo dos fatores ambientais gerados no, ou pelo, trabalho e que podem causar doença, alteração na saúde e bem-estar ou entre os trabalhadores das comunidades envolventes”
American Industrial Hygiene Association
Higiene do Trabalho
Estudo das condições ambientais dos locais de trabalho e dos reflexos que estas podem ter na saúde dos trabalhadores e no bom desempenho das tarefas por parte destes.
A Higiene é uma área da Saúde Ocupacional que estuda a exposição humana a fatores do ambiente (químicos, físicos e biológicos) analisando os eventuais efeitos adversos desta exposição.
Estuda a relação indivíduo/meio profissional procurando prevenir doenças e promover a saúde.
Metodologias da Higiene do Trabalho
Considerando o conjunto de ações que a Higiene do Trabalho deverá desenvolver, podem ser identificadas as seguintes intervenções:
Atividades de campo – A desenvolver nos próprios locais de trabalho;
Atividade laboratorial – Componente analítica, que permite o doseamento da contaminação química e biológica do ar dos locais de trabalho;
Atividade normativa –