Inovação em processos: Estudo na cadeia produtiva do segmento de alimentação.
EM
PROCESSOS:
ESTUDO
NA
CADEIA
PRODUTIVA
DO
SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO.
Ana Paula Nogueira Silva
Luciana Carvalho
Resumo:
Este artigo tem a finalidade de analisar o grau de inovação em empresas do segmento de alimentação. Para tanto, o trabalho analisa os resultados de diagnósticos aplicados em
empresas do segmento de alimentação situadas no entorno do Distrito Federal. Além disso, relata como a inovação pode ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento da empresa. O resultado da pesquisa aponta que a inovação em processos é necessária tanto para o aumento faturamento quanto para a sua permanência de forma competitiva no mercado.
1.Introdução
Este artigo tem a finalidade de analisar o grau de inovação em empresas do segmento de alimentação. Para tanto, o trabalho mensura e analisa a inovação em cada atividade realizada pela empresa. O instrumento utilizado para mensurar o grau de inovação foi a aplicação do radar de inovação.
A preocupação em inovar tem ganhado cada vez mais destaque nas pequenas empresas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e os concorrentes cada vez mais fortes, isso faz com que as empresas se sintam pressionadas a diferenciar seus produtos e serviços. Entretanto, esse processo de inovação deve ser planejado, ter o cuidado de analisar riscos e benefícios de cada ideia proposta, saber quais desafios e estabelecer metas. Portanto, o trabalho visa responder o seguinte questionamento: Inovação em processos é uma opção ou condição para a competitividade?
A inovação não se restringe apenas a criação de novos produtos/serviços ou o uso de novas tecnologias que modificam radicalmente a maneira de fazer as coisas, considera-se também que a inovação pode ser mudanças simples que podem gerar impacto e ou mudança significativa na organização, é possível inovar em todos os setores da organização, desde novos produtos ate a forma de produzi-los ou apresenta-los ao cliente final.