Cadeia produtiva da soja
RESUMO:
O trabalho objetiva identificar a estrutura e elos da cadeia produtiva considerando os pontos fortes e fracos ,tem-se uma revisão bibliográfica acerca da cadeia agro alimentar.
Diante do estudo realizado, entende-se que a cadeia da soja tocantinense implantou-se pela atração dos recursos físicos, infra-estruturais e incentivos fiscais fornecidos aos complexos agroindustriais, e seu crescimento pode-se elevar, ainda com uma maior eficiência da rede de transporte.
Palavra -chave:soja, soja no Tocantins, cadeia produtiva.
1 introdução:
A soja é uma planta da família das leguminosas, a mesma do feijão e da ervilha. Chegou ao Brasil em 1908, trazida por imigrantes japoneses. É um alimento completo e dos mais perfeitamente equilibrados em proteínas de mais alto valor biológico. Presta-se a numerosas aplicações culinárias e alimentícias. É utilizada soja forma de grãos, torta ou farinha na alimentação animal. A planta inteira, quando carregada de vagens, serve para pastagem. Os grãos, quando torrados, podem, em certos casos, substituir o amendoim. Quando prensados fornecem o óleo de soja.
O Estado do Tocantins, tem crescido a cada período com plantação de soja, segundo informações da Conab. Entretanto a soja, tem apresentado auto índice de crescimento de produção, superando 1,5 milhão de toneladas.
Dispondo de uma economia ainda em formação, o Estado concentra suas principais atividades na pecuária e na produção de grãos. As lavouras de soja são as de maior representatividade no Estado e têm crescido consistentemente nos últimos anos (NASCIMENTO, 2006).
A soja tem alto potencial produtivo e é bastante intensivo em tecnologia além de sua cadeia dispor de bastantes terras agricultáveis. A soja está sendo uma das culturas mais cultivadas pela agricultura familiar brasileira, tanto para a subsistência, quanto para a venda local, respondendo por 37% da produção nacional de grãos.
O estado do Tocantins conta com