INOVA O NO ABASTECIMENTO
Com a parceria entre o Governo estadual e os permissionarios do Centro Estadual de Abastecimento S.A. (Ceasa), está sendo realizado, em uma area de 1 milão de m² no trecho oeste de Rodoanel, o maior projeto no setor de abastecimento dos ultimos 40 anos. Nesse local será construida a Central de Abastecimento de São Paulo (Ciap).
Para que isso seja realizado o Estado vai incorporar o terreno ao capital da empresa Sociedade de Propósitos Específicos (SPE), mas não vai se tornar acionista, ele será detentor de uma golden share, que da ao governo o poder de vetar decisões contrárias ao interesse público. Alem disso o governo será responsável pela certificação dos produtos que serão comercializados no novo entreposto.
Dessa forma os produtores e compradores não precisarão mais ir até São Paulo para realizar seus negócios, onde os produtores do interior levam seus produtos até São Paulo para serem vendidos muitas vezes a vizinhos que vão até a capital para comprar.
A Justificativa “é preciso ver o que se compra” não precisará mais ser usada pois a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por meio de rígidos sistemas de seleção, normas de classificação e de embalagem de produtos, certificará a mercadoria em seu local de origem.
Os produtos vão ser negociados em leilões eletrônicos, assim um supermercado comprará a mercadoria que precisa, com qualidade e embalagem específica, e ao fechar negócio o produtor entregará os produtos diretamente ao cliente, sem passar por São Paulo.
A revolução Logistica e a mudança no endereço do entreposto tirarão da capital a maioria dos 17,5 mil caminhoes que diariamente entram em São Paulo, que alem de reduzir o dano as vias de tráfego e o transito ambiente, a taxa de acidentes diminuirá pois muitos são causados por carretas.
Outro ponto positivo é que o Jardim Boaçava poderá sofrer um reordenamento urbano, que está comprometido hoje com a presença do Ceasa.