inorgânica
CEDUP
TÉCNICO EM QUÍMICA
MARIA GIULLIETTA COELHO D´ÁVILA
PAOLA CORRÊA
KEROLIN LIMA BATISTA
IDENTIFICAÇÃO DO CLORO NA ÁGUA SANITÁRIA
LAGES
2014
Cloro
O cloro é um elemento químico de símbolo Cl e número atômico 17, com massa atômica 35,5 este elemento está situado na série química dos halogênios. É um gás amarelo esverdeado, Cl2, com odor característico acre e irritante, é venenoso e corrosivo podendo causar a morte se inalado por período prolongado.
O cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação. Este processo é chamado de cloração da água e, neste caso, o cloro é usado na forma de ácido hipocloroso (HClO), o qual é obtido quando se dissolve cloro na água.
O Cloro possui aplicação importante na síntese de compostos orgânicos e inorgânicos como, por exemplo, o tetracloreto de carbono (CCl4) e o clorofórmio (CHCl3).
OBJETIVO
O objetivo da aula prática foi identificar a presença de cloro na água sanitária através do deslocamento entre ametais e observar o que acontecia com a presença de iodeto de potássio nos tubos de ensaio.
A água sanitária é um dos produtos mais usados para tratamento da água, tratamento de poços ou cisternas, e desinfecção em geral é bastante eficiente na desinfecção de águas para consumo humano, e de seu uso por seu poder bactericida e baixo custo.
O Cloro é obtido por meio da eletrólise (decomposição de substâncias por eletricidade) da solução de Cloreto de Sódio (sal comum) e água. Sua forma inicial é de gás, mas após ser comprimida a baixa temperatura, transforma-se em um líquido claro de cor âmbar.
MATERIAIS E REAGENTES
Tubos de Ensaio
Pipeta
Pipetador
Água sanitária
Iodeto de potássio
Água destilada
PROCEDIMENTO
PARTE A: identificação do cloro
Numerar dois tubos de ensaio e colocar na