Inicio de Pega Cimento
Introdução:
Início de pega é o termo utilizado para descrever o intervalo de tempo decorrido entre o momento em que o cimento entrou em contato com a água, transformando-se em uma pasta de característica plástica, e o momento em que a Agulha de Vicat, penetrando suavemente na pasta estaciona a 1mm do fundo do molde.
Fim de pega é o momento em que a Agulha de Vicat, penetrando suavemente na pasta, não deixa vestígios apreciáveis sobre ela, ou seja: não mais penetra.
As normas brasileiras estabelecem um tempo mínimo de 1 hora para o início de pega (todos os cimentos), máximo de 10 horas para final de pega dos cimentos CPI, CPII e CPV, máximo de 12 horas para final de pega dos cimentos CPIII e CPIV. Geralmente os cimentos CPI, CPII e CPV apresentam tempo de início de pega variando de 2 a 3 horas enquanto os cimentos CPIII e CPIV apresentam tempo de início de pega superiores a 3 horas.
Diversos fatores contribuem para alterar a pega do cimento, segue abaixo alguns deles:
. Fatores que aumentam o tempo de pega:
- baixas temperaturas;
- impurezas orgânicas contidas na água ou na areia;
- aditivos retardadores.
. Fatores que reduzem o tempo de pega:
- finura elevada do cimento;
- altas temperaturas e baixa umidade do ar;
- baixo fator água/cimento;
- aditivos aceleradores.
O conhecimento do início de pega permite o dimensionamento dos trabalhos de concretagem de modo a produzir, transportar, lançar e adensar o concreto dentro do tempo correto. Não se permite, sob nenhum pretexto, o uso do concreto após o início de pega.
O experimento foi realizado, de acordo com as normas NBR NM 43 no laboratório de materiais de Construção do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), situado no piso térreo do bloco A2.
Objetivo:
Determinar o tempo de pega da pasta de cimento usando o aparelho de Vicat.
Materiais:
500 g de cimento.
160 g de água.
Balança com capacidade mínima de 1000