resumo
Noah foi para a guerra. Antes disso, ele escreveu 365 cartas uma por dia, as quais foram escondidas pela mãe de Allie, que consequentemente nunca ficou saber e por isso nunca respondeu a Noah. Ele ficou desiludido a, pensar que Allie o tinha esquecido e Allie arrasada, pensou que Noah a havia esquecido.
Ao voltar da Guerra, o pai de Noah deu-lhe um presente, comprou a casa dos sonhos do filho, que passou a reformá-la da forma como Allie havia pedido. Tentou seguir com sua vida longe da mulher que amava, mas tornou - se um homem solitário, ainda mais depois da morte de seu pai. Tentou ultrapassar a falta de Allie na companhia de Martha, mas a própria sabia que não faria Noah feliz.
Sete anos depois Allie ficou noiva de Lon, a quem acreditava amar, apesar de rever Noah em seus pensamentos. Lon e Allie conheceram -se quando ela se voluntariou para cuidar dos feridos da guerra. Lon era de família tradicional e os pais de Allie apoiavam o casamento. No dia da prova do vestido, Allie viu a foto de Noah no jornal, relembrou a história dos dois. Ela foi para Seabrook por uns dias, sem contar para Lon quem ia procurar. Ao rever Noah, ambos vêem a chama da paixão juvenil reacender-se dentro de seus corações. Allie precisava agora decidir com quem queria realmente passar o resto de sua vida. Enquanto o homem conta a história para a senhora, ela passa a lembrar passagens de