inicio da educação no Brasil
Movidos por sentimentos religiosos da fé cristã. Durante muitos anos os jesuitas foram os praticantes da educação no brasil
A companhia de Jesus queria converter os nativos com métodos de ensino, sem respeitarem a própria cultura dos indígenas. Isso era seguro para os Jesuítas ensinarem a catequese para mudar hábitos e costumes.
Depois, fundaram escolas de instrução elementar. Nessa escola haviam dois ensinamentos diferentes: um para os indígenas, e outro voltado para os filhos cultos dos colonos.
Mas com o tempo, os portugueses quizeram colocar a educação aos cuidados do estado. Assim, a educação foi ficando esquecida.
Aconteceu em 1824 que a instrução primária se tornou gratuita para todos os cidadãos. Mesmo assim, o Brasil alcançou a marca de 65% de analfabetismo.
Foi entao que Getúlio Vargas em 1934 decretou que era direito de todos receber a educação que deveria ser promovida pelos poderes públicos e pela família. E logo em seguida, em 1996, foi aprovada a lei tornando obrigatório o ensino