O INICÍO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL, A UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Aluno: Erik Silva dos Santos
Orientador: Silvio Massaki Sagawa
RESUMO
O Esporte é um grande fenômeno social que pode ser aplicado dentro ou fora da escola, o principal objetivo do esporte dentro da escola é ser um facilitador para promover atitudes de respeito, companheirismo, disciplina, a relação intrapessoal e interpessoal e assimilação de vários conceitos. Nas últimas décadas o esporte vem sendo o principal conteúdo das aulas de Educação Física começando com o método militarista até os dias de hoje, porém apenas algumas modalidades são praticadas na escola como basquetebol, voleibol, futebol e handebol. Sendo que o esporte contempla diversas modalidades para serem trabalhadas tanto no modo pratico como no modo teórico. Embora não possamos generalizar, ainda vemos aulas centradas no professor, sem espaço democrático para reflexões e tomadas de decisões conjuntas e sem o desenvolvimento de autonomia; com conteúdo exageradamente esportivizado ou recheadas por jogos rígidos sem oportunidade para construções e "desconstruções" coletivas; com ênfase nos resultados, na aptidão física.
Quando na escola a Educação Física se volta única e exclusivamente para a prática esportiva, existe uma exclusão daqueles que mais precisam e necessitam se desenvolver, esse não é o objetivo do esporte praticado nas aulas de Educação Física.
PALAVRAS- CHAVE: Esporte, Educação Física e Escola.
INTRODUÇÃO
O COMEÇO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Segundo Betti (1991), foi através do deputado Luiz Pereira do Couto Ferraz, que em 1851, a Educação Física escolar teve o seu inicio oficial no Brasil, porém só em 1854, que o mesmo Couto Ferraz passou de deputado para ministro, e acrescentou entre as matérias a serem obrigatoriamente ministradas, a ginástica no ensino primário e a dança no ensino secundário.
O mesmo