Historia da educação
A educação nas Civilizações Antigas.
* Educação no Egito: Aspectos políticos, a educação girava em torno dos interesses do Faraó. Freqüentava a escola os filhos da elite dominante para ocupar os cargos públicos.
Sistema de ensino: base de repetição. Três divisões: Império antigo, médio e novo.
* Educação na Grécia: Sistema escravidão, cidade estado, duas se destaca: Atena e Esparta. Três períodos: clássico, Arcádio, helenístico.
* Educação na Roma: União cultural de vários povos. A monarquia, república e o império servem como referência para contextualizar o processo de construção de Roma como centro econômico, social e político. Modo de ensino: imitação, a educação era centralizada na formação de caráter do indivíduo, quem ensinava era a família sendo o pai o maior exemplo.
A educação na Idade Media.
Duraram 100 anos, foco maior: educação religiosa. Período teocentrismo. O rei era o centro de toda atividade e dividia o seu poder com a igreja, o poder maior era o do Papa.
-Inicio da era medieval: guerras, epidemias e doenças, economia agrária.
-Educação era em mosteiros: estudava e depois decidiam se iria seguir para o lado religioso.
-Educação do povo: divergência entre igreja e estado.
-Estado voltado par os leigos (separado da religião); Igreja voltada para os clérios.
-Primeiros mestres livres (não depende do estado nem igreja) e primeira Universidade.
Século XIV surge a Burguesia.
A educação na Idade Moderna.
Característica principal: Pensamento racial. Entre a idade media e a moderna ouve o surgimento do movimento renascentista, a reforma religiosa e a consolidação da economia burguesa. A Europa passa por um período de organização política dos estados e da inicio a grandes navegações.
*Absolutismo: poder centralizados nas mãos dos reis.
*Revolução Industrial: marcada pela transição da manufatura, produzida pela energia humana. Com a revolução industrial as