Iniciação infantil ao futebol
Bacharelado em educação física
Resumo: Com o crescimento das áreas urbanas, os campos de várzeas estão sendo extintos, com isso, o novo seguimento são as escolas de futebol, onde crianças e jovens buscam recreação e até um futuro profissional. Nestas escolas as crianças aprenderão a se socializar através do esporte, descobrirão o prazer de jogar, das brincadeiras, conhecerão direitos, deveres e serão educados e disciplinados. Chegando ou não a se profissionalizarem, estes mesmos saberão cumprir regras perante a sociedade.
É importante lembrar que estamos trabalhando com seres humanos em desenvolvimento e que existem limitações e capacidades. No processo de aprendizado é importante usar treinamentos de forma lúdica, que reúnam situações de jogos, com fundamentos, com regras simples, assim é tirada toda a monotonia do jogo. O aluno pode encontrar situações de jogo em que possa dar sugestões, reconhecer erros e propor mudanças de acordo com a necessidade. As regras por serem inúmeras e muito complexas, não são necessárias à introdução de todas de uma só vez, e sim de forma gradativa, apresentadas pouco a pouco.
Já que as ruas não estão mais seguras, precisamos ocupar os espaços que foram tomados, através do esporte que conseguimos tirar as crianças das ruas, onde hoje à violência predomina, e coloca-las em um lugar seguro, onde serão instruídas por pessoas capacitadas.
Palavras-chaves: Futebol. Crianças. Jogadores. Treinamento.
Em 1894, quando Charles Miller trouxe o futebol para o Brasil, ele não imaginava o sucesso que sua invenção faria, pois hoje, o futebol é o esporte mais praticado no mundo. Ao se falar de futebol, o Brasil já é imediatamente lembrado, pois é mundialmente conhecido como o país do futebol, e também celeiro de craques. A quem que diga que não existe esporte com semelhante emoção ao futebol.
“No jogo, a proximidade do gol propicia altas doses de emoção entre jogadores e assistentes, e consignar um