AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTEBOL
O ser humano utiliza o corpo, através de movimentos locomotores, estabilizadores e manipulativos para interagir com as pessoas e com o mundo. Talvez por ser tão comuns e adquiridos de maneira rotineira em nossas vidas, o desenvolvimento dessas capacidades não recebem a devida atenção (GALLAHUE e OZMUN, 2005).
Este desenvolvimento está em contínua alteração, moldando-se de acordo com as necessidades do indivíduo, acontecendo de maneira mais acentuada nas crianças prosseguindo por toda vida do indivíduo (GALLAHUE e OZMUN, 2005).
O período compreendido como infância acontece entre 7 e 10 anos de idade é considerado muito importante no desenvolvimento motor infantil, pois provavelmente nesse período a criança já atingiu padrões de movimentos fundamentais maduros, iniciando a fase de combinação destas habilidades em busca de movimentos especializados encontrados no esporte (GALLAHUE e OZMUN, 2005).
Propiciar diferentes experiências motoras às crianças exige que elas desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades com o objetivo de realizar o que foi proposto. Um meio de favorecer essas novas experiências é a pratica de esportes, desde que as características de amadurecimento motor sejam respeitadas, pois exigências inadequadas podem prejudicar o desenvolvimento motor (NASCIMENTO, 2010).
O futebol é o esporte mais popular no Brasil, as crianças sonham em seguir os passos dos seus ídolos, tornando qualquer objeto redondo em bola, qualquer espaço em campo para desfrutar de tal esporte. Com o crescimento urbano, esses locais foram desaparecendo e os que ainda existem, não oferecem segurança, pois a violência e drogas estão por toda parte, surgindo assim uma grande procura por escolinhas de iniciação ao futebol.
Neste sentido, esta pesquisa tem como problema de investigação descobrir se a iniciação esportiva ao futebol contribui para o desenvolvimento motor de crianças entre oito e dez anos de idade na instituição de ensino Trindade Atlético Clube.
O