Usina Nuclear
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – 5° SEMESTRE
LUIZ CARLOS REISDORFER KLEIN
USINA NUCLEAR
Matricula: 04948
\
SÃO LUIZ GONZAGA - RS
2014
Energia Nuclear
Energia nuclear é a energia libertada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia.
A utilização da energia nuclear possui elevados riscos, mas em contrapartida também traz benefícios. Isto faz com que o recurso a centrais nucleares esteja longe de gerar consenso.
Esta energia pode ser vista como uma possível fuga ao elevado consumo e dependência do petróleo, mas como todas as outras energias, teremos de fazer um balanço às vantagens e desvantagens da sua utilização.
A tecnologia nuclear tem como uma das suas finalidades gerar eletricidade, aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, e assim movimentar um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente num reator de uma central nuclear ou descontroladamente numa bomba atómica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
Utilização da energia nuclear
Existem dois tipos de recursos energéticos utilizados para produzir energia nuclear, o urânio e o Tório, dois mineiros radioativos, embora o urânio seja o mais utilizado e conhecido, devido às reservas de urânio serem abundantes, o que não põe em causa o seu esgotamento a curto ou a médio prazo. O urânio é utilizado como combustível nos reatores nucleares, sob a forma de óxido, de liga metálica, ou ainda, de carboneto. Certos reatores utilizam o