inglês, tradução
Jane Eyre é um jovem órfão que está sendo levantada pela Sra Reed, seu cruel, tia rica. Um servo chamado Bessie fornece Jane com algumas das poucas gentilezas que recebe, contando suas histórias e cantar canções para ela. Um dia, como punição por brigar com seu primo o bullying John Reed, a tia de Jane Jane aprisiona no quarto vermelho, o quarto em que o tio de Jane Reed morreu. Enquanto travado, Jane, acreditando que ela vê o fantasma de seu tio, grita e desmaia. Ela acorda para encontrar-se sob os cuidados de Bessie eo boticário gentilmente Mr. Lloyd, que sugere à Sra Reed que Jane ser mandado embora para a escola. Para a alegria de Jane, a senhora Reed concorda.
Uma vez na escola Lowood, Jane descobre que sua vida está longe de ser idílica. Diretor da escola é o Sr. Brocklehurst, um homem cruel, hipócrita, e abusivo. Brocklehurst prega a doutrina da pobreza e da privação de seus alunos durante a utilização de fundos da escola para proporcionar um estilo de vida rico e opulento para sua própria família. No Lowood, Jane se torna amigo de uma jovem garota chamada Helen Burns, cuja forte, martyrlike atitude para com as misérias da escola é útil e desagradando a Jane. Uma epidemia de tifo maciça varre Lowood, e Helen morre de consumo. A epidemia também resulta na partida de Mr. Brocklehurst, atraindo a atenção para as condições insalubres em Lowood. Após um grupo de senhores mais simpáticos toma o lugar de Brocklehurst, a vida de Jane melhora drasticamente. Ela gasta mais de oito anos em Lowood, seis como aluna e dois como professora.
Depois de ensinar por dois anos, Jane anseia por novas experiências. Ela aceita uma posição de governanta em uma mansão chamada Thornfield, onde ela ensina uma garota francesa animada chamada Adèle. A governanta distinta senhora Fairfax preside a propriedade. Empregador de Jane em Thornfield é um homem moreno, apaixonado chamado Rochester, com quem Jane se vê caindo