Leberalismo
Curso: Sistemas de Informação – 1ª Fase – 2014.1
Orientador: Prof. Claudemir Aparecido Lopes.
Palavas-chave: Política. Educação. Liberalismo.
INTRODUÇÃO
Na realização deste trabalho procuramos abordar o liberalismo na educação, mostrando seus impactos sobre esta e como a sociedade reage à situação, com ideias de John Locke, que foi um grande pensador nessa área junto a vários outros pensadores da época.
OBJETIVO
Apresentar os impactos do liberalismo e abolição da desigualdade dentro da educação, através de pesquisas em artigos relacionados ao assunto.
METODOLOGIA
Pesquisa qualitativa, bibliográfica com fichamento e resumo.
RESULTADOS
Ao estudar o assunto e observar as escolas nos dias de hoje, concluímos que as melhores são as particulares. Já as escolas públicas ficam muitas vezes em segundo plano, criando uma desigualdade muito grande tanto em classes sociais, como na estrutura social e aprendizagem no geral. Os institutos governamentais ou particulares não podem dar preferência para alunos de classes mais altas, deve se educar independente de sua classe ou nível de intelectualidade, permitindo os indivíduos a participar da vida social na medida e proporções de seus valores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A questão da liberdade sempre esteve correlacionada à educação, sendo que, historicamente falando, o proletariado sempre foi induzido a uma educação básica visando trabalho como subordinado, educação totalmente contrária a que a burguesia recebia. Na atualidade, a política educacional deveria visar construir uma educação para abrir oportunidades à ultrapassar a barreira social e econômica que impede a devida educação de muitos. O liberalismo deveria trazer projetos, leis e recursos para incentivar e propagar a educação em um nível igual a todos.
REFERÊNCIA
CARVALHO, Luciana Belíssimo; MELO, Elenir Machado. Articulações da política (neo) liberal e seus impactos na educação. 2012. Disponível em:
. Acesso em: