aluno
John loker:foi o primeiro a defender os poderes não podia fica concentrado na Mao de um so homem
O estado deve assegura a liberdade e propriedade
Montesquier :sec 18 preculpa-se com a divisão do poder do estado, dividido que devemos separa o poder (alguns fazem as leis outros execultam) assim se impede a tirania ,sistema presidencialista com o poder legislativo faz a lei execultivo que execulta e o judiciário que jugar
Adam ismite: a liberdade de um individu-o depende da existecia de um mercado onde se posso comercia se o mercado for livre o equilibro se fará naturalmente sem que o estado se precisa envolver o homem busca lucro exemplo o feijão fica MT caro o estado para Adam não deveria se envolver pq naturalmente com ficou caro visando o lucro os produtores vão planta mais e os consumidores vão compra menos assim vai a ver maior oferta e menor produtor a tendência natural e preço do feijão cair .
(durante esse tempo pessoas poderiam fica com fome por não ter condições)lei da oferta e procura
O leberalismo defende a impresa privada , mais não há defende ideologicamente ou então seriam velhos socialista. liberalismo social a falta de oportunidades de emprego, educação, saúde etc. podem ser tão prejudiciais para a liberdade como a compulsão e coerção.
O Liberalismo Clássico acredita que a defesa da liberdade se deve concentrar na defesa das liberdades individuais e consequentemente num Estado laissez-faire. Já o Liberalismo Social vê um papel para o Estado no garantimento de liberdades positivas para o indivíduo. Para o liberal social, a falta de liberdades positivas como oportunidades econômicas, educação e saúde podem ser consideradas ameaças à liberdade.