revisão Oferta e demanda
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Faculdade de Ciências Exatas
Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial
PROFESSORA: CARLA CRISTINA ROSA DE ALMEIDA
REVISÃO: conceitos iniciais de economia
I. Introdução a mercados e preços
PINDYCK, Robert S; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. 5. ed São Paulo: Prentice Hall, 2002. Capítulo 1.
1. Mercados
Conceitos básicos:
a) O que é Economia?
Ciência responsável por estudar a forma pela qual os indivíduos ou a sociedade determinam ou escolhem como serão utilizados os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços.
b) Lei de escassez:
Carência de recursos diante das infinitas necessidades dos indivíduos. (O que e quanto produzir? Definido pela interação de oferta e demanda)
c) Economia: 2 campos de estudo
- Macro: trata das variáveis econômicas agregadas (PIB, PNB, taxa de juros, taxa de câmbio, emprego, etc)
- Micro: trata do comportamento das unidades econômicas individuais (consumidores, empresas, trabalhadores, investidores), assim como dos mercados que são formados nessas unidades. Estudo a formação de preços e quantidades dos produtos ofertados.
d) O que é mercado?
Grupo de compradores e vendedores que, por meio de interações efetivas e potenciais, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos.
- Extensão de mercado: local específico onde compradores e vendedores se encontram ou como área de influencia do um produto.
Definido por: (a) limites geográficos (ex. habitação: local; gasolina: regional; ouro: global) e (b) gama de produtos ofertados (mercado da gasolina difere do mercado de óleo diesel; mercado de máquinas fotográficas profissionais difere-se do mercado de máquinas fotográficas para amadores).
Ou seja, para fazerem parte de um mesmo mercado, os produtos oferecidos devem ter algum grau de substituição: - negativa: bens complementares -