ingles
Introdução
A excelência moral do homem invoca uma ética social, pois o homem é um ser social, gregário e político que precisa um do outro e da inteligência interpessoal.O homem virtuoso é o cidadão que interage, lança a semente que gera nova planta, nova flor, novo fruto e nunca deixa de ter esperança.
Com o objectivo de apresentar os dez mandamentos da eticas propostos por "Gabriel Chalita", o presente trabalho ira abordar as explicações dos mesmos de uma forma resumida e sintética.
Elementos fundamentais da ética segundo Gabriel Chalita (2003).
1. Prática do bem
"Todas as acções humanas devem convergir para o bem. O bem e a finalidade de todas as actividades."
Os três requisitos para a conquista da felicidade são:
Bens materiais (subsistência) para possuir e usufruir (alimento, água, moradia, roupas, artigos de higiene.)
Prazer – coisas agradáveis que alimentam nossa mente de boas sensações;
Praticar excelência – intelectual (educação, instrução) e moral (hábitos como coragem, liberalidade, honestidade, amabilidade)
2. Agir com moderação
"Temperança no pensar e agir. Boas intenções e objectivos claros e fundamental para se pautar por um comportamento ético."
Agir com excelência é realizar até o fim toda atividade até chegar no bem (bem feito). O desafio é buscar o meio termo, o equilíbrio aprendendo a pratica evitando as tentações que oferecem, prazeres fáceis e recompensas ilícitas. Para agir eticamente é preciso dominar impulsos naturais, biológicos, e os instintivos. Deve haver o equilíbrio entre razão e emoção.
3. Escolhas acertadas
"As escolhas de uma pessoa revelam o seu carácter. Elas fazem transparecer o julgamento do interior do indivíduo."
As escolhas revelam o nosso caráter, sobre o que achamos que é certo ou errado e, portanto, revelam nossos conceitos e preconceitos. A escolha certa independentemente das opiniões alheias devem