Infraestrutura Maritima
Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada á atracação de barcos e navios. Uma doca é a parte de um porto, rodeada de cais, na qual entram os navios para se abrigarem, efetuarem carregamento e/ou descarregamento, serem reparados, serem inspecionados, etc.
Se perguntarmos a um profissional da área de Comércio Exterior, oque compõe a infra-estrutura marítima, teríamos como resposta algo mais abrangente que a resposta acima. Portos, terminais, armadores, navios e até mesmo o transporte rodoviário ( como fator importante e indispensável ) fariam parte da composição.
O Brasil tem uma costa de aproximadamente 8,5 mil quilômetros navegáveis, movimentando cerca de 900 milhões de toneladas dos mais diversos itens anualmente( dados do ano de 2013 ). Hoje a movimentação marítima corresponde a 90% das exportações do país.
Existem hoje 34 portos públicos marítimos sob a gestão da SEP( Secretaria Especial de Portos ), 18 deles são administrados diretamente pelas Companhias Docas, que são sociedades de economia mista, que têm como acionista majoritário o Governo Federal.
As Companhias Docas são sete e estão listadas a seguir:
Companhia Docas do Pará (CDP)
- Portos de Belém, Santarém e Vila do Conde.
Companhia Docas do Ceará (CDC)
- Porto de Fortaleza.
Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern)
- Portos de Natal e Maceió, além do Terminal Salineiro de Areia Branca.
Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba)
- Portos de Salvador, Ilhéus e Aratu.
Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)
- Portos de Vitória e Barra do Riacho.
Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ)
- Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis e Itaguaí.
Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
- Porto de