HIADRAULICA
1483 palavras
6 páginas
1. INTRODUÇÃO O presente relatório tem como objetivo, acrescentar aos conhecimentos já adquiridos em sala de aula, conhecimentos práticos adquiridos no laboratório de Hidráulica através da observação e registro de leituras de diferença de pressão, utilizando para isso um diafragma, diferença de pressão, consequência do aumento de velocidade, devido à redução na seção de escoamento da tubulação ao passar pela placa de orifício.O grupo composto por cinco alunos após receberem instruções sobre como seria realizado o experimento, foram para a parte pratica realizar todos os procedimentos que serão descritos no decorrer desse relatório para que esta atividade fosse concluída com êxito.
2. METODOLOGIA
2.1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1.1 Hidraúlica
A palavra Hidráulica vem do grego hydor (água) e aulos (condutos). A Hidráulica estuda o comportamento dos líquidos, sendo de grande importância para a formação do aluno do curso de Engenharia Civil, que poderão se deparar com algumas situações. Tais como:
Problemas de abastecimentos de água na agricultura, na indústria e na cidade;
Irrigação;
Drenagem;
Conservação do solo e da água; saneamento de áreas alagadas;
Estações de tratamento de água;
Problemas de segurança com controle de enchentes;
Geração de energia em hidrelétricas;
Bombeamento em poços profundos, etc.
2.1.2 Condutos Forçados
São chamados de condutos forçados, aqueles em que a pressão reinante em seu interior é diferente da pressão atmosférica, as seções transversais são fechadas e os fluidos as enchem completamente, o movimento pode efetuar-se nos dois sentidos dos condutos. Neste experimento foi utilizado, um diafragma (anel circular) na parte interior do conduto. A água vai ocupando toda a seção (de diâmetro D), quando a chega à seção que tem a placa (diafragma) ela deixa de ter diâmetro D e passa a ter diâmetro d. Com a presença do diafragma (com orifício) a seção disponível reduz assim