Infraestrutura | Abuso do poder BRASIL
Historicamente o país sempre sofreu com a falta de verbas e hoje, com a falta de planejamento dos gestores, os ministérios não gastam os orçamentos. Num tema crucial, a mobilidade urbana das grandes metrópoles, os corredores de ônibus deixam de existir pela não apresentação de projetos.
Outro aspecto relevante no Brasil é a tradicional burocracia administrativa, que dificulta e consome ainda mais tempo nos cronogramas de obras...
Tem também o coronelismo que está de volta por conta da seca, mas vale lembrar que esse coronelismo sempre existiu e ainda existe não só no nordeste mas também nas cidades grandes como são paulo, rio de janeiro, minas gerais. É uma troca de moeda, ou seja no nordeste existe o coronelismo que para ganhar votos dos moradores da região em troca eles levam carros pipas,tijolos,cimento,dinheiro; isso não beneficia os moradores não é uma "ajuda" é uma troca, o coronelismo esta próprio se beneficiando. Abusando poder!
Nas cidades grandes os coronelismos estão caracterizados como politicos candidatos ao cargo, que para ganhar seus votos para se alto beneficiar prometem o céu e a terra, saneamento básico, empregos,ruas calçadas, um ato comum que existia anteriormente era a questão de camisas,bonés,estojos com nomes de candidatos a vereador, prefeito, deputado e hoje é proibido por lei a entrega desses objetos eleitoral, tendo em vista que as pessoas mais necessitadas aceitavam essas coisas porque precisavam e acabavam usando diariamente.