ciencias sociais
O DARWINISMO SOCIAL
Os cientistas sociais estudaram as sociedades menos evoluídas tecnologicamente localizadas na África, Ásia America e Oceania, baseados na teoria da evolução de Darwin acreditavam que essas sociedades deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social ate chegar ao nível da sociedade Européia. Os países europeus buscavam colônias que pudessem lhes fornecer matéria primas e riquezas, nesse contexto de dominação encontraram civilizações organizadas e com culturas diferentes das suas, dessa forma era preciso implantar novo modo de vida que correspondesse aos interesses do capitalismo. Com desculpas de que essas civilizações precisavam chegar a nível elevado como o da Europa tentava-se a qualquer custo transformar radicalmente a cultura.
DARWINISMO SOCIAL - ONTEM E HOJE
Esses estudos que seguiam as teorias do darwinismo geraram varias interpretações errôneas e preconceituosas sobre as diferentes sociedades e etnias. O que se sabe hoje é que o homem se adapta ao meio em que vive de maneira que a lei da seleção natural é limitada pela complexidade da cultura humana. No entanto a teoria Darwinista ainda hoje é utilizada no mundo competitivo e de sobrevivência de mercado, onde sobrevive o mais forte.
DUAS FORMAS DE AVALIAR AS MUDANÇAS DE MERCADO O darwinismo social serviu para justificar a colonização do resto do mundo pelos Europeus e desse modo o progresso material era visto com muito otimismo. Se de um lado era visto com bons olhos o desenvolvimento