Informática
PARA CONCURSOS
Professor da Disciplina: Marcio Aurélio
Introdução ao Processamento de dados
Conceitos de informática, software e hardware.
Computador
È um sistema computacional formado por duas estruturas:
Estrutura lógica (software);
Estrutura física (hardware).
Ambas funcionam em conjunto, o Hardware é o conjunto de elementos físicos que compõe o sistema computacional.
Exemplo: Memória, chips, placas, periféricos como os cabos, teclado, mouse, entre outros.
O software são os programas como um sistema operacional, um editor de textos ou uma simples calculadora. São desenvolvidos conforme as necessidades do sistema computacional. Os softwares executam as diferentes tarefas necessárias ao processamento de dados.
Tipos de softwares quanto à forma de distribuição
PROPRIETÁRIO: seu código fonte não é distribuído e só poderá ser alterado, copiado e distribuído mediante autorização de seu proprietário. A distribuição de seu módulo executável é feita mediante licença de uso e é geralmente paga. Exemplos: Windows XP, pacote
Office, Norton, entre outros.
LIVRE: disponibiliza seu código-fonte e executável. Podendo seu código-fonte ser alterado, copiado e distribuído mediante ou não pagamento. Exemplos: Linux, Mozilla, BrOffice, ou outros.
SHAREWARE: disponibilizado não integralmente gratuitamente, porém com tempo de uso limitado. Para adquiri-lo integralmente, somente mediante pagamento. Seu código-fonte não é disponibilizado. Exemplos: Jogos e utilitários em geral, NERO, entre outros.
FREEWARE: disponibilizado integralmente e gratuitamente sem prazo de uso determinado. Podendo ser copiado e distribuído gratuitamente. Seu código-fonte não é disponibilizado. Exemplos: AVG, jogos e utilitários em geral.
FIRMWARE: tipos de software que vêm gravados pelo fabricante em tipo de memória ROM. Exemplos: BIOS, SETUP, POST, entre outros.
Quanto à finalidade
Software básico: responsável pelo gerenciamento dos