Aula pratica de laboratorio
Pipetas Volumétricas ou Transferidoras são planejadas para medir um volume fixo de líquido, constituindo-se de um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade. A marca de calibração do volume fica gravada na parte superior do tubo. A parte inferior do tubo se afina gradualmente, de modo que o calibre interno na extremidade da pipeta seja suficientemente fino para que o fluxo do líquido e a drenagem incompleta não causem erros de medição além da tolerância especificada.
Estas pipetas são calibradas para utilização em medida de amostras não viscosas.
A exatidão da calibração desta pipeta é diretamente proporcional à sua capacidade.
Já a Pipeta Graduada Consiste em um tubo de vidro graduado uniformemente em seu comprimento.Existem 2 tipos que são as Pipetas graduadas de escoamento parcial e as Pipetas graduadas de escoamento total (sorológica).
Estas pipetas são planejadas para medidas de volumes pré-determinados e não são consideradas exatas para medir amostras e padrões.
OBJETIVOS:(1)Demonstrar o uso de pipetas graduadas e volumétricas com a boca e com o uso de controladores de pipetagem.
Materiais e Métodos:
Materiais utilizados:Bécker 100 ml. balança de semi precisão. pêra. pipeta graduada 10ml. pipeta volumétrica 10ml. pipetador.
Reagentes utilizados:água destilada.
Procedimento experimental:A pipetagem de um líquido deverá ser métodica e cuidadosa.Os passos principais são:
-levar a pipeta com a mão até próximo do fundo do recipiente que contém o liquido,tomando o cuidado de não bater a parte