relatório de aula prática de laboratório
Aula prática I
Aula realizada no dia 13/03/2014, o laboratório de química do instituto federal de ciências e tecnologia do rio grande do sul – Campus Sertão-RS, ministrada pelo Mestre Rafael Serafini , onde foi desenvolvido, atividades experimentais como:
1-Medida de volume- onde foi nos instruído que para evitar contato das mãos e/ ou da boca com as substâncias líquidas que estarão sendo transferidas, é obrigatório o uso da pera de sucção, Figura 1. Trata-se de um “pulmão” de 3 válvulas. As válvulas abrem quando são apertadas. A pipeta é colocada na abertura inferior( G). Acima está a válvula A, usada para esvaziar o pulmão. Para aspirar o líquido aperta-se a válvula S, mantendo a ponta da pipeta imersa. Para liberar o líquido por gravidade aperta-se a válvula E e , se necessário ”soprar” a pipeta usando a mesma (E).
.
No geral para medidas aproximadas de volumes líquidos usam-se cilindros graduados (béqueres) ou provetas.
Medidas precisas, usa-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico.
Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20ºC.
A medida de volume do líquido é feita comparando – se o nível dos mesmos com os traços marcados na parede do recipiente. A leitura do nível para líquidos transparentes devem ser feita na parte inferior do menisco, estando a linha de visão do operador (B) perpendicular a Escala graduada.
1.1 Técnicas de Uso de material volumétrico
Pipetas – Mergulhar a pipeta , limpa e seca, no líquido a ser medido. Aplicar sucção na parte superior da pipeta, aspirando líquido até um pouco acima da marca, a ponta da pipeta deve ser mantida sempre mergulhada no líquido para não aspirar ar. Secar a superfície externa da pipeta com papel toalha. Deixar escoar o líquido excedente, até que a parte inferior do