informática
DECISÕES FUNDAMENTAIS NA AQUISIÇÃO DE MATERIAL INFORMÁTICO
Para começar, é importante ter a noção que qualquer um dos componentes de um sistema informático tem influência directa no seu desempenho.
Todos ambicionam ter um computador com um processador super rápido, com muita memória RAM, com um disco rígido de grande capacidade e todos os demais componentes a condizer. Contudo, este sistema teria um preço que, com toda a certeza, não seria aliciante.
No entanto é importante que haja algum equilíbrio entre o que se pretende gastar e as tarefas que, à partida, se pretende realizar no sistema informático.
Facilmente se compreende que se utiliza o sistema para processar texto, criar folhas de cálculo, aceder à Internet para consulta de informação e pouco mais, talvez seja mais útil investir em termos de memória RAM e disco rígido em vez de investir num processador topo de gama.
No entanto, se o sistema informático se destina a executar jogos sofisticados ou caso se preveja utilizar software mais exigente, como, por exemplo, ferramentas de desenho assistido por computador, então um bom processador combinado com uma boa placa gráfica e memória RAM compatível serão a melhor opção.
Em termos de desempenho de um sistema informático, não tem grande valia ter um processador topo de gama se a memória RAM não permitir guardar as instruções suficientes para o processador processar, assim como também não tem interesse em ter muita memória RAM se o processador for lento. Isto porque ele não terá capacidade de resposta, originando bloqueios no processamento.
Aspectos importantes a ter em consideração
Actualmente, as propostas prevêem vários tipos de máquinas a vários preços, mas com algum equilíbrio em termos de componentes. Inclusive, se pensar em adquirir um computador de marca, em princípio, tem-se a garantia de que o equipamento que o constitui é compatível e, portanto, funcionará convenientemente.