Informática e Novas Tecnologias
Desde os primórdios da história do homem, a busca por novas tecnologias sempre esteve presente como forma de proporcionar desenvolvimento e adaptação às mais variadas necessidades do ser humano.
Na idade da pedra podemos ver que o homem na ânsia de poder produzir e controlar o fogo, acabou por desenvolver uma tecnologia para a tal produção batendo uma pedra contra a outra e assim não precisando mais aguardar por uma tempestade e torcer para que um raio caísse sobre uma árvore para poder ter o fogo.
Ao ver que sua tribo crescia cada vez mais e os alimentos se tornavam difíceis e pesados para se transportar, o homem da época desenvolveu a roda como forma de auxilia-lo nessa tarefa de sobrevivência.
Saltando da pré-história para a idade média oque podemos notar é que o ser humano deixou de usar as mãos nuas para comer e desenvolveu artefatos, hoje conhecidos como talheres, para melhor poder se alimentar, proporcionando mais higiene e conforto na hora das refeições.
Também foi assim na idade moderna quando os europeus ansiosos para navegar pelo mundo desconhecido, tiveram que desenvolver projetos náuticos, cartógrafos e aparelhos de navegação, entre esses aparelhos, dois foram de fundamental importância para o sucesso dos navegantes europeus: A bússola e o Astrolábio.
Chegando aos séculos XVIII e XIX o homem mais do que nunca, corria freneticamente em busca de uma solução para a então desgastada sociedade e nesse panorama social, surge o filósofo francês Auguste Contê com sua tese de sociocracia, uma alternativa sistemática para um novo modelo social que se embasava na filosofia também desenvolvida por ele, o positivismo, que mais tarde ganharia força principalmente entre os republicanos do Brasil.
Humanista e profundamente científico, Contê sugeria que sua ideia de novo modelo social deveria estar em estrita ligação com uma máquina inteligente, a qual deveria ter um exemplar em cada esquina das cidades para receber do povo