Informática e ergonomia
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SCHYRLEI BREDA DA SILVA
VALDINEI ALBANO
LUIZ CARLOS PIRES DO PRADO
INFORMÁTICA E ERGONOMIA
PONTA GROSSA
2012
SCHYRLEI BREDA DA SILVA
VALDINEI ALBANO
LUIZ CARLOS PIRES DO PRADO
INFORMÁTICA E ERGONOMIA
PONTA GROSSA
2012
1. A ergonomia
Ergonomia é o estudo anatômico, fisiológico e psicológico do homem no seu ambiente. Esta ciência procura estabelecer uma melhor relação entre o homem com o ambiente de trabalho. Como podemos observar, ela não é apenas um estudo físico do ambiente de trabalho do homem, mas também um estudo psicológico, ou seja, aspectos como cansaço mental ou perturbações mentais também são estudados. Diversos problemas podem surgir quando não estão sendo seguidas as especificações do ambiente de trabalho:
- Fadiga: É causada por alteração nas propriedades dos músculos, intoxicação local ou por longas jornadas de trabalho ininterruptas.
- Dores nas vistas: O ato de concentrar a atenção durante muito tempo no brilho do monitor uma diminuição significativa no pescar de olhos.
- Dores nas costas: Provocada pelo uso de móveis não adaptados a pessoa.
- LER (Lesão por Esforço Repetitivo): Causada pelo excessivo uso do teclado ou do mouse por um longo período, principalmente quando não se está usando o computador com uma postura correta.
2. De olho na informática
O trabalho em computador quando executado por muitas horas seguidas pode vir a provocar problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e tendinites, quando não adotamos hábitos saudáveis, como, por exemplo, adoção de uma postura incorreta. Uma boa postura é fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual. A posição dos pés também é uma recomendação importante