Informática aplicada às organizações
A introdução da informática numa organização visa, fundamentalmente, um aumento da sua eficácia, ou seja, dotá-la de instrumentos que permitam atingir os objetivos que lhe estão cometidos com uma redução da relação custo/benefício.
O inicio do uso da informática é normalmente posterior ao nascimento da organização. Por outro lado, a tecnologia da informática, pelo tipo de matéria prima com que trabalha, a informação, além da sua própria, tem uma função transformante dos vários componentes do sistema global onde se insere.
Deste modo as relações entre uma organização e a sua função informática, deverão considerar as interdependências entre as ações levadas a feitos sobre tecnologia utilizada e os demais componentes que devem ser observado com a tecnologia, ou seja, a estrutura e funcionamento da organização e a sua cultura, incluindo o comportamento de indivíduos, de grupos e da própria organização.
A informática entrou nas organizações como consequência das exigências do sistema econômico, nomeadamente porque a possibilidade de efetuar operações simples e repetitiva por equipamento de tratamento automático, permitia atender às crescentes necessidades que lhe eram impostas, pelo meio e pela sua lógica, de aumentar as suas capacidades sem a consequente necessidade de aumento dos recursos humanos e materiais, maximizando assim o rendimento dos recursos disponíveis.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7 2 CONCEITOS BÁSICOS SOBRE INFORMÁTICA 8 2.1 Informática 8 2.2 Computador 8 2.3 Sistema de Informação x Tecnologia da Informação 9 2.4 Evolução dos computadores 9 2.4.1 As gigantes válvulas da primeira geração (1951 - 1959) 9 2.4.2 A segunda geração de computadores (1959 - 1965) 10 2.4.3 Computadores da terceira geração (1965 - 1975) 10 2.4.4 Aparecimentos dos aplicativos de quarta geração (1975 - hoje) 10 2.5 Estrutura dos computadores 11 2.6 Dispositivos dos computadores 11 2.7 Componentes do Computador 12 2.8 Redes de Computadores