informação genética
11º Ano
FICHA DE TRABALHO
UNIDADE: Reprodução nos seres vivos
ASSUNTO: Ciclos de vida – unidade e diversidade
Os seres vivos apresentam diferenças no número de células que os constituem, nas características que os evidenciam, bem como nas estratégias reprodutoras que adotam.
O ciclo de vida é aplicável a todos os organismos e corresponde à sequência dos acontecimentos desde a conceção do indivíduo até à sua própria reprodução (fig.1)
Nos seres que se reproduzem sexuadamente o ciclo de vida é marcado por dois acontecimentos: a meiose e a fecundação. Estes dois fenómenos promovem a alternância de fases nucleares: haplófase - tem início na meiose, para formação das células reprodutoras, que são células haploides, com n cromossomas. Termina imediatamente antes da fecundação; diplófase - inicia-se com a fecundação formando células diploides, com 2n cromossomas, e termina com a meiose.
O grau de desenvolvimento de cada fase vai caracterizar o ciclo de vida e está dependente do momento em que ocorre a meiose. No geral, associa-se o conceito de célula reprodutora a gâmetas. Contudo, existem algumas espécies em que os esporos desempenham a função de célula reprodutora. Ao estudar o ciclo de vida de diversos organismos encontraremos resposta para a questão:
Que variabilidade e unidade existem nos ciclos de vida dos diferentes organismos?
Analise o seguinte documento:
(n)
Responda:
1. Legende os números I e II.
2. Atribua, tendo em conta a sua localização, a designação meiose pré-gamética, pré-espórica ou pós-zigótica a cada um dos ciclos representados. 3. Identifique em cada um dos ciclos as estruturas haploides e as diploides.
4. Compare o desenvolvimento relativo de cada uma das fases - haploide e diploide - em cada um dos ciclos.
5. Estabeleça a correspondência entre os termos haplonte (haplofase mais desenvolvida), diplonte (diplofase mais desenvolvida) e haplodiplonte (haplofase e diplofase, igualmente desenvolvidas), e