Informacao E Transmissao Genetica
ESTRUTURA MOLECULAR
Núcleo Celular
Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Núcleo Celular
Cromatina - representa o material genético, com proteínas e moléculas de DNA. Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, denominados cromonemas. Esses apresentam regiões condensadas chamadas de heterocromatinas, e regiões distendidas chamadas eucromatinas. Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.
·
Genes
Cromonema = Cromossomo
Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos. Podem, então, ser vistos individualmente e passam a ser chamados de cromossomos.
Cromatina = Cromossomos
• O material genético descondensado – cromatina - é
ativo, pois pode ser transcrito mais facilmente nesse estado. Ao se tornar condensado – cromossomo – a transcrição é dificultada, mas por outro lado a divisão celular ocorre com maior precisão.
Cromonema = Cromossomo
Cromossomo é uma única molécula de
DNA
•O
DNA
(do
inglês
DesoxirribuNucleic Acid) é como uma escada retorcida ou uma dupla hélice e é composta por inúmero genes, os quais tem a função de determinar as características de cada um de nós.
O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam ligadas pelo centrômero). Ciclo Celular
Na interfase - Há duplicação do
DNA, sem o qual não se completa o ciclo celular.
Mitose
• Divisão celular de todas as
células somática vegetais e animais. É um processo continuo que é dividido didaticamente em fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma.
Mitose : Funções
Mitose serve para:
Reprodução
assexuada de seres unicelulares; Crescimento e
regeneração