Hereditariedade e Genética
HEREDITARIEDADE E GENÉTICA
Leonardo e Jean
02/07/2010
HEREDITARIEDADE
Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre os traços e características próprios do individuo que o tornam um ser diferente de todos os outros.
MECANISMOS DE TRANSMISSÃO HEREDITÁRIA
Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem conosco.
Cromossomas, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas.
Os descendentes de individuos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. Contudo, entre indivíduos de uma espécie é possivel observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas caracteristicas que nos diferenciam uns dos outros.
GENÉTICA
Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista