Informatica
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONSTA NO PROGRAMA EDUCACIONAL BRASILERO, PORÉM A QUESTÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA É A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, NÃO APENAS CRIAR CONDIÇÕES PARA DOMINAR O COMPUTADOR OU SOFTWARE, MAS SIM CONHECER SOBRE O PROPRIO CONTEÚDO E COMO O COMPUTADOR PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DESTE CONTEÚDO.
NO ENTANTO, O QUE SE NOTA É QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NÃO TEM ACOMPANHADO OS AVANÇOS TANTO TECNOLÓGICOS QUANTO DO NÍVEL DE COMPREENSÃO SOBRE A QUESTÃO DA INFORMÁTICA.
O BRASIL TEM PASSADO POR TRÊS FASES DISTINTAS, PRIMEIRO PROJETO EDUCOM, PROJETO QUE SURGIU QUANDO O PAIS NAO PODIA ADQUIRIR EQUIPAMENTOS E SOFTWARES ESTRANGEIROS, E COMO NÃO HAVIA INDUSTRIA BRASILEIRA QUE POSSIBILITASSE O DESENVOLVIMENTO DE COMPUTADORES E SOFTWARES DE ACORDO COM A DEMANDA DO PAIS( ERAM CAROS E RESTRITOS. A INFORMÁTICA EDUCACIONAL ERA DESENVOLVIDA SOMENTE EM ESCOLAS PARTICULARES E POUCAS UNIVERSIDADES.
AS PRIMEIRAS MÁQUINAS FORAM DA APPLE E I7000, DA ITAUTEC, ESSAS MÁQUINAS ERAM CARAS E NAO DISPUNHAM DE RECURSOS EDUCACIONAIS, NO CASO DA APPLE HAVIA A IMPOSSIBILIDADE DE USAR OS CARACTERES DA LINGUA PORTUGUESA.
NO BRASIL A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES E DOS PROJETOS EDUCOMS ADOTARAM O I7000, POSSIBILITAVA OS CARACTERES DA LINGUA PORTUGUES E DIVERSOS SOFTWAREFORAM DESENVOLVIDOS PARA EXPLORAR ESSAS FACILIDADES.
PORTANTO, ESSAS MÁQUINAS NÃO CHEGARAM AS ESCOLAS E SEU USO FICOU RESTRITO SOMENTE AOS CENTRO DE PESQUISAS.
A SEGUNDA FASE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO COINCIDE COM O APARECIMENTO DOS MICROCOMPUTADORES MSX PRODUZIDO E LANÇADO NO MERCADO EM 1986, PELA SHARP E GRADIENTE, ELE TINHA INÚMERAS FACILIDADES DE HARDWARE QUE PERMITIAM IMPLEMENTAR ANIMAÇÃO, QUATRO CANAIS PARA PRODUÇÃO SIMULTANEA DE SOM, 256 CORES E USAVA COMO MONITOR UMA TELEVISÃO EM CORES.
PORÉM O MSX TINHA SUAS LIMITAÇÕES, NÃO POSSUIA FACILIDADES PARA GRAVAR INFORMAÇÕES EM DISCO(INICIALMENTE ERA GRAVADA