informatica
Artigo por Colunista Portal - Finanças E Areas Afins - quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Tamanho do texto: A A Uma das maiores preocupações das grandes empresas é a necessidade de manter a excel&a
A automação industrial consiste em um conjunto de métodos que envolvem a inserção de equipamentos físicos (hardware) e programas destinados ao controle desses equipamentos (software). A aplicação dessas tecnologias dentro do ambiente industrial possui algumas vantagens competitivas essenciais para o cada vez mais exigente mercado globalizado.
Produção em escala
A necessidade de atender demandas cada vez maiores em espaços de tempo cada vez mais reduzidos, fez com que a automação industrial ganhasse força dentro das linhas de produção. A substituição da mão-de-obra humana por robôs torna a produção mais rápida e eficiente, havendo assim menos desperdício de insumos além de ser possível programar o fluxo de produção de acordo com a demanda do momento.
Baixo custo
Apesar do custo de implementação de máquinas e softwares serem muitas vezes elevados, os resultados provenientes dessa reformulação da linha de produção permitem que o investimento seja recuperado em um curtíssimo espaço de tempo. Após recuperar o dinheiro investido, o empresário notará que os custos de produção serão reduzidos drasticamente, uma vez que um robô pode executar a tarefa de diversos trabalhadores dependendo do tipo de tarefa, isso por sua vez irá diminuir os custos tributários e trabalhistas incidentes sobre a mão de obra convencional.
Segurança operacional
Uma das maiores preocupações das grandes empresas é a necessidade de manter a excelência nos seus processos produtivos que assegurem certificados e prêmios que possam agregar valor ao preço final do produto. Com a inserção da automação industrial na linha de produção é possível manter um padrão bem definido no processo de fabricação, isso assegura