segundo reinado
-Regencia de Araújo Lima e O Golpe da Maioridade
-No período regencial a aristocracia agrária(liberais) se consolidava no poder e procurava uma forma de articular um sistema para se garantir integralmente no poder mesmo após o fim da regência.
-O liberais perderam o préstigio devida as suas rebeliões durante o período, os moderados se dividiram em dois grupos (Partido Conservador e Partido Liberal).
-Após a renuncia de Feijó, causada por regressistas (conservadores), Araujo, também regressista,assumiu o poder.
-Lima implantou um governo oligárquico, expulsou os liberais do poder,reprimiu duramente os oposidores do latifúndio e implantou a Lei do Ato Adicional, que tirava a autonomia das províncias.
-Em vista disso os liberais se uniram ao setor ultraconservador (Andrada e Bonifacio) e formou o Clube da Mioridade.Em 1840 entraram na Assembleia e exigiram a maioridade de D.Pedro II, que depois de 3 dias foi concedida.
Instabilidade Política:
-Logo que foi coroado, D. Pedro escolheu um primeiro ministério composto por liberais (ministério dos Irmãos = Andradas) , esse novo ministério dissolveu a Câmara e convocou eleições
*Eleições do cacete: As eleições convocadas pelos liberais transcorreram num clima de violência, eleitores eram espancados, subornados, urnas eram trocadas, enchidas previamente....
-com as eleições do cacete, D. Pedro se viu obrigado a trocar o Ministério que convocara anteriormente, e assim o substituiu por ministros totalitariamente conservadores que tomaram medidas que não foram acatadas pelos liberais, que se revoltaram (minas e SP).
-Deste modo o imperador dissolveu novamente o ministério, dessa vez conservador, e o substituiu por um liberal.
-Os liberais no poder em 1844 criaram a Tarifa Alves Branco que extinguia as tarifas preferenciais do ingleses, criando um pequeno desenvolvimento industrial interno
-Essa alternância de governo que D. Pedro criou, visou