Informatica
Data: 1/11/2011
Índice
Início das planilhas 3 Funções de uma planilha eletrônica 5 Tela do Excel 7
Introdução
O mercado financeiro anseia por profissionais que dominem não apenas as funções básicas do Excel, mas diante da quantidade de informação produzida por dados, também dominem a programação profissional de planilhas como forma de automatizar e viabilizar de forma rápida os serviços ligados às instituições financeiras.
Não num passado muito remoto, as áreas de Administração de Empresas e
Economia trabalhavam com poucos dados. As estimativas eram baseadas nesses poucos dados, o que geravam modelos matemáticos pobres e que na maioria das vezes não satisfazia o gestor.
Com o advento do computador, programas de computador começaram a fazer parte no dia a dias das empresas e instituições.
O computador pessoal mudou essa dinâmica, levando para pequenas empresas a possibilidade de agrupar melhores informações sobre cliente, realizar alguns prognósticos de lucros, perdas, rendimentos e por fim automatizar o tão conhecido cadastro do cliente.
Muitos ainda devem se lembrar do quanto era moroso e penoso ficar fazendo cadastro em um determinado estabelecimento comercial para a utilização de uma compra a crédito.
Por fim a internet conectou todas as firmas a todos os clientes do mundo, com computadores pessoais e programas que escancaravam as janelas de todo mercado financeiro para todos que assim desejassem.
Surgiu então um novo programa que além de facilitar este processo, trouxe facilidades enormes para os usuários. O surgimento de planilhas eletrônicas, como o Lótus e o Excel despertaram nas empresas a chance da independência de departamentos inteiros de computação.
H oje, quando falamos no termo planilha, logo relacionamos ao Excel, pois atualmente é um dos aplicativos da Microsoft mais utilizados como ferramenta de trabalho para