informatica
Como qualquer sistema operacional multitarefa e multiusuário, o administrador do sistema tem como grande desafio o gerenciamento de usuários e grupos. Por este motivo é importante estarmos preparados para administrá-los diretamente sem a utilização de ferramentas que facilitem isso (ex.: webmin), usando apenas os comandos básicos do sistema operacional, isso irá proporcionar a administração em qualquer distribuição.
Comandos: useradd: Comando utilizado para criação de um usuário. userdel: Comando utilizado para remoção de um usuário. usermod: Comando usado para modificar os dados de um usuário. passwd: Comando usado para definir e ou modificar a senha de um usuário. groupadd: Comando usado para criar um grupo. groupdel: Comando usado para remover um grupo. groupmod: Comando usado para modificar os dados de um grupo.
Criando um usuário
Para que seja possível logar no sistema o usuário deverá ter um username (login) e uma senha (password). Para que isso seja possível usaremos os comandos "useradd" e "passwd". Abaixo explicarei como é a sintaxe dos comandos e suas opções:
Comando useradd
Sintaxe: useradd [opções]
Opções:
-d - Caminho do diretório home do usuário.
-g - Especifica o grupo do usuário.
-c - Inclui um comentário referente ao usuário, tais como nome, setor, etc
-s - Especifica o shell de comando que o usuário irá utilizar.
-m - Cria o diretório home do usuário e copia os arquivos de /etc/skel/ para o home criado (diretório onde se encontram os arquivos default do usuário, futuramente iremos falar sobre ele). Em algumas distribuições não há necessidade de incluirmos essa opção para a criação do home, mas para evitarmos não o criarmos é bom acostumarmos a colocá-la na criação do usuário.
-p - Essa opção serve para especificarmos uma senha já criptografada para o usuário.
Ex.:
# useradd -g admin -s /bin/bash -d /home/sup1 -c "Usuário Administrativo de Suporte 1" -m sup1
No exemplo acima criamos o usuário